UHLMANN, T.S.,  MENDES, L.A. Proposta de arquitetura para um sistema de comunicação e intercâmbio de dados em Experimentos Remotos voltados para a Aprendizagem Baseada em Jogos. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 21, p. 1, 2017.

 

ABSTRACT

Este artigo descreve a proposta de uma arquitetura para viabilizar a comunicação entre experimentos remotos baseados em jogos (jogos remotos) e seus usuários, contemplando o intercâmbio de dados e a exibição de imagens por camera streaming. Esta arquitetura foi desenvolvida tendo por base conceitos relacionados com experimentação remota e aprendizagem baseada em jogos, considerando o uso de tecnologias da informação (hardware e software) na modalidade open-source. A arquitetura é apresentada considerando a existência de três principais elementos: interface do usuário, experimento físico e um servidor localizado na nuvem, que intermedia a comunicação entre os demais elementos. Descreve-se, também, aplicações práticas desta arquitetura em experimentos remotos, sendo a viabilidade destas aplicações analisada considerando os critérios de programabilidade, modularidade e usabilidade. O artigo conclui pela viabilidade desta arquitetura para a sua aplicação em jogos remotos, considerando o seu estágio atual de desenvolvimento.